
Precisa resolver uma dúvida com a Enel Brasil? A distribuidora de energia atua em São Paulo, Rio de Janeira e Ceará, disponibilizando canais como telefone 0800 e WhatsApp, ideais para assuntos como falta de luz, revisão de contas ou reclamações.
Pela minha experiência, o WhatsApp com Elena é rápido para 2ª via de boleto e outros temas mais simples. Veja como acessar cada canal por estado.
Resumo dos contatos da Enel
| Fale com a Enel | Contato |
|---|---|
| Telefone Enel (SAC Geral (SP)) | 0800 727 2120 |
| Telefone Enel (SAC Emergências (SP)) | 0800 727 2196 |
| Telefone Enel (SAC Deficientes Auditivos/Fala (SP)) | 0800 772 8626 |
| Telefone Enel (SAC Geral (RJ)) | 0800 280 0120 |
| Telefone Enel (SAC Deficientes Auditivos/Fala (RJ)) | 0800 282 1887 |
| Telefone Enel (SAC Geral (CE)) | 0800 285 0196 |
| Telefone Enel (SAC Deficientes Auditivos/Fala (CE)) | 0800 282 1887 |
| WhatsApp Enel (Todos os estados) | +55 (21) 99601 9608 |
| Telegram (Todos os estados) | @EnelEnergiaBot |
| Central de Ajuda | CLIQUE AQUI |
| Ouvidoria Enel (SP) | 0800 727 3110 ou Formulário |
| Ouvidoria Enel (RJ) | 0800 001 2000 ou Formulário |
| Ouvidoria Enel (CE) | 0800 280 4100 ou Formulário |
Como posso falar com a Enel por telefone?
A Enel tem telefones de SAC diferentes para cada estado. Todos ficam disponíveis 24 horas, todos os dias, tanto para dúvidas, reclamações e serviços.
Tenha o número do cliente ou CPF à mão. Já usei o SAC de SP para falta de luz e o suporte foi direto.
Enel São Paulo:
- SAC geral: 0800 727 2120
- 0800 para emergências: 0800 727 2196
- Deficientes auditivos ou de fala: 0800 772 8626
Enel Rio de Janeiro:
- SAC geral: 0800 280 0120
- Deficientes auditivos ou de fala: 0800 282 1887
Enel Ceará:
- SAC geral: 0800 285 0196
- Deficientes auditivos ou de fala: 0800 282 1887
Conteúdos relacionados:
Como acessar o WhatsApp da Enel?
O WhatsApp da Enel é +55 (21) 99601 9608, disponível 24 horas com suporte via assistente virtual Elena.
Adicione o número em questão aos contatos da sua agenda e envie “Olá”. Já usei para 2ª via do boleto e outras questões e foi prático.
Se preferir acessar o canal diretamente, siga estes passos:
- CLIQUE AQUI para ser levado diretamente até o canal da empresa.
- Envie “Olá” e siga as instruções da assistente virtual de acordo com sua necessidade e estado.
- Informe os dados solicitados até conseguir o que precisa.
Como usar o Telegram da Enel?
O Telegram da Enel é @EnelEnergiaBot, disponível 24 horas. Adicione o bot e envie /start. Testei para a consulta de débitos e achei simples de usar.
Siga estes passos:
- Acesse t.me/EnelEnergiaBot no Telegram.
- Envie /start e selecione o estado.
- Escolha o serviço (ex.: 2ª via, débitos).
- Aguarde a resposta automática.
Central de ajuda Enel
Para suporte rápido e questões simples, acesse a central de ajuda da Enel, pois ela conta com dezenas de artigos sobre temas variados.
Além disso, na página em questão é possível solicitar diversos tipos de serviços. Basta informar os dados solicitados.
Quais sãos os contatos da Ouvidoria Enel?
Os contatos da ouvidoria da Enel são diferentes para cada estado onde a empresa atua. Em todos os locais as manifestações são analisadas de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Lembre-se que a ouvidoria só deve ser acionada para reclamações de segunda instância após SAC não solucionar algum problema em até 15 dias.
Veja os contatos por estado!
São Paulo:
- Telefone: 0800 727 3110
- Via formulário: CLIQUE AQUI
Rio de Janeiro:
- Telefone: 0800 001 2000
- Via formulário: CLIQUE AQUI
Ceará:
- Telefone: 0800 280 4100
- Via formulário: CLIQUE AQUI
Redes sociais da Enel
As redes sociais da Enel ajudam com suporte por mensagens diretas. Perfis oficiais:
- Facebook: facebook.com/EnelClientesBR
- X: @enelclientesbr
- Instagram: @enelbrasil
Testei enviar uma mensagem privadas no Facebook relatando falta de luz em SP e responderam em horas. Contudo, prefira o SAC para problemas mais complexos.
Reclamações e Reclame Aqui da Enel
O Reclame Aqui não é uma boa opção para você buscar suporte da Enel, pois os especialistas da empresa costumam negligenciar as queixas na plataforma (especialmente no perfil de São Paulo).
As principais queixas baseadas no Reclame Aqui, Consumidor.gov.br e redes sociais são:
- Falta de energia ou demora no religamento.
- Problemas com contas ou débitos.
- Atendimento ineficiente no SAC.
- Erros no medidor ou faturamento.
- Dificuldade em 2ª via de boleto.
Para reclamar no Reclame Aqui, siga estes passos:
- Acesse o Reclame Aqui e busque por “Enel” na caixa de buscas.
- Clique no perfil de seu estado.
- Clique no botão “Reclamar” e informe os dados solicitados.
- Envie sua solicitação e aguarde a possível resposta de um atendente da empresa.
Você também pode registrar uma reclamação no Consumidor.gov.br, onde a Enel está cadastrada com perfis para cada estado onde atua.
E aí, conseguiu entrar em contato com a Enel? Conta nos comentários!



